ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF

Este espaço está destinado para discussão de assuntos interessantes para a aquisição de conhecimentos diversos. Os alunos dos 5º semestre de biblioteconomia e do 7º semestre de pedagogia estão convidados a fazer parte desta comunidade. Profª Graça.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 OS BRINQUEDOS E AS DIFERENTES BRINCADEIRAS

Ir para baixo 
AutorMensagem
zunilda




Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/03/2008

OS BRINQUEDOS E AS DIFERENTES BRINCADEIRAS Empty
MensagemAssunto: OS BRINQUEDOS E AS DIFERENTES BRINCADEIRAS   OS BRINQUEDOS E AS DIFERENTES BRINCADEIRAS Icon_minitimeQui Jun 12, 2008 3:52 pm

O filme mostra claramente como no decorrer do tempo a grande transformação na vida do ser humano e nos brinquedos e nas brincadeiras dos pequenos ser, os brinquedos industrializados das simples as mais modernas que na propaganda envolvendo as crianças os pais e familiares a ser consumista do objeto.
E os brinquedos e brincadeiras do tempo da vovó foram ficando esquecidas por familiares, algumas escolas ainda lutam para manter a cultura saudável dos brinquedos e brincadeiras do tempo passado, porém a competitividade é muito grande na escola, o dia do seu brinquedo preferindo na escola, podemos observar a grande maiorias das crianças chegando com brinquedos de ultimo lançamento na mão e muitas vezes a criança nem sabe como ligar o botão para essa maquina funcionar.
Segundo Tizuko Marchida Kishimoto as imagens sociais dos tempos passados podem ser guardados em gavetas que não foram mais abertas em virtude de novo modo de vida dos tempos atuais que impede a transmissão oral dentro de espaços públicos. Cabe á escola a tarefa de tornar disponíveis os acervos culturais dos contos, lendas brincadeiras no parque, quadra e brincadeiras tradicionais que dão conteúdo à expressão imaginativa da criança, abrir espaço para que a escola o outro elemento da cultura que não a escolarizada para que beneficie e enriqueça o repertório imaginativo da criança.
Do outro lado Segundo Gilles Brougère.
- O que eu penso, fundamentalmente é que há uma enorme distancia - quem sabe uma oposição – que não se pode subestimar, entre a cultura infantil contemporânea e a escola. A cultura infantil procura dar a criança um prazer imediato, em função de seu desejo atua como criança. A educação ao contrário funciona sobre uma lógica que consiste em desviar de certa forma a criança de sua infância para conduzi-la a um futuro de adulto.
Por isso ela é orientada por coisas que podem não interessar as crianças mesmo se pudermos colocar em prática técnicas pedagógicas que se baseiem no interesse das crianças, resta uma contradição entre a relação direta entre os produtores dessa cultura e as crianças que se formam através da televisão, e o sistema educacional.
Ainda Gilles os Pokemon e outros personagens como homem aranha, Bobi esponja, Barby e outros e a cultura infantil em geral, causam nos educadores um sentimento de perda de controle que lhe escapa totalmente e eles percebem a real dimensão de consumo e se sentem importante diante disso Gilles Brougère lamenta que os adultos e educadores em particular, não conheçam a cultura infantil e que tenham, por causa de sua estrutura comercial, uma visão exclusivamente negativa sobre ela, esquecendo de analisar o conteúdo, mais rico do que imaginam.
Bom ao fazer essa comparação de Tizuko M. Kismoto e Gilles Brougère. É difícil tomar uma posição sobre a qual o assunto estudado cada um defende seu objeto de maneira seguro e lógico o que eu penso e que realmente e preciso estudar tanto os brinquedos e brincadeiras do passado como no atual para proporcionar a crianças tanto na escola ou em casa. E fazer que a criança perceba e faça do objeto uma de aproveitar e valorizar com uma aprendizagem.
Ir para o topo Ir para baixo
 
OS BRINQUEDOS E AS DIFERENTES BRINCADEIRAS
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF :: PEDAGOGIA-
Ir para: