ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF

Este espaço está destinado para discussão de assuntos interessantes para a aquisição de conhecimentos diversos. Os alunos dos 5º semestre de biblioteconomia e do 7º semestre de pedagogia estão convidados a fazer parte desta comunidade. Profª Graça.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Ir para baixo 
+11
graribeiro
sadelaide
zunilda
rerieff
lucylainesouza
teksanne2008
Vaudelice
sandra
nenimari
Carla Pereira
Admin
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 18, 2008 2:59 pm

Professora, através dos estudos que tivemos em sala e pelos PCNS, a professora não tem conhecimento de como utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia. Pois, a mesma transferiu para o computador tecnicas utilizadas anteriormente, não havendo avanço em sua prática pedagógica.
Portanto, para que esta professora possa utilizar de forma adequada as tecnologias ela deverá adquirir conhecimentos atráves de cursos formativos sobre tecnologia para aprefeiçorar sua prática pedagógica e proporcionar aos seus alunos condições de aprendizagem dentro da tecnologia.




Calixta
Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
reginagomes




Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/04/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26, 2008 11:56 am

Com certeza as tecnologias aplicadas à educação trouxeram um grande avanço aos recursos utilizdos no ensino/aprendizagem, porém sabemos que somente o computador ou demais recursos tecnológicos sozinhos não fazem milagre à necessidade de um bom planejamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: TRABALHO COM VÍDEO NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeQua maio 14, 2008 4:27 pm

Assista o vídeo "O poder da Mídia" e faça seus comentários sobre:
1-O que mais lhe chamou a atenção no vídeo.
2-Que reações lhe provocaram os personagens, as situações, os fenômenos, mostrados pelo vídeo.
3-Qual a mensagem do vídeo?
4-Faça uma proposta para trabalhar o vídeo em sala de aula.

Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
graribeiro




Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/04/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Olá professora!!   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 17, 2008 8:21 am

Bom respondendo as questões:
1- O que mais me chamou a atenção foi a infinidade de personagens e brinquedos desses personagens que nos dias atuais fazem e como a cabeça da criançada, e que geralmente não nós damos conta disso
2- Na parte dos personagens infantis me provocou um certo desconforto em saber que as crianças veêm esse tipo de programação que geralmente não lhes acrescentam em nada. Eu no caso detesto esses tipos de programação.
Já na parte em que mostra as crianças brincando e se divertindo com as brincadeiras "de antigamente", fico triste pois esses tipos de brincadeiras vamos assim dizer sadias para as crianças estão se perdendo. É muito dificil ver uma criança hoje brincar de ciranda ou pular corda, e isso sem dúvida é muito ruim.
3- Acho que o vídeo mostrou como a midia tem grande poder de influência nas nossas vidas e que na minha opinião se a midia também mostrasse coisas boas, ela sendo uma grande influência poderia fazer com que todos seguissem também "coisas boas".
4- Mostraria o vídeo para os alunos com o intuito de que eles percebessem como nossas vidas mudaram e que estamos deixando para trás coisas boas e sadias para ficarmos na "moda". Mostraria que não podemos nos deixar influênciar ppor tudo que encha nossos olhos e que devemos resgatar valores perdidos.

Abraços!!! Very Happy

Graciela
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeQui maio 22, 2008 4:43 pm

graribeiro escreveu:
Bom respondendo as questões:
1- O que mais me chamou a atenção foi a infinidade de personagens e brinquedos desses personagens que nos dias atuais fazem e como a cabeça da criançada, e que geralmente não nós damos conta disso
2- Na parte dos personagens infantis me provocou um certo desconforto em saber que as crianças veêm esse tipo de programação que geralmente não lhes acrescentam em nada. Eu no caso detesto esses tipos de programação.
Já na parte em que mostra as crianças brincando e se divertindo com as brincadeiras "de antigamente", fico triste pois esses tipos de brincadeiras vamos assim dizer sadias para as crianças estão se perdendo. É muito dificil ver uma criança hoje brincar de ciranda ou pular corda, e isso sem dúvida é muito ruim.
3- Acho que o vídeo mostrou como a midia tem grande poder de influência nas nossas vidas e que na minha opinião se a midia também mostrasse coisas boas, ela sendo uma grande influência poderia fazer com que todos seguissem também "coisas boas".
4- Mostraria o vídeo para os alunos com o intuito de que eles percebessem como nossas vidas mudaram e que estamos deixando para trás coisas boas e sadias para ficarmos na "moda". Mostraria que não podemos nos deixar influênciar ppor tudo que encha nossos olhos e que devemos resgatar valores perdidos.

Abraços!!! Very Happy

Graciela


OLá Graciela, a proposta para trabalhar o vídeo em sala de aula está muito "tímida" pode pensar e produzir mais?? Abraços.

Graça
Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
lobianca




Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/04/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 24, 2008 7:51 am

Após ter assistido o vídeo “O poder da mídia”, percebemos que o mesmo tem um grande poder de persuasão, tornando os brinquedos e brincadeiras algo chato, pois essas não são interessantes para a mídia, logo que não geram lucros. Além do mais, o poder da mídia é tanto que faz com que os jovens de hoje queiram adquirir objetos com tais personagens, como nos mostra Joan Ferrés:

Boa parte da capacidade de sedução dos anúncios provém dos personagens neles representados. Devem-se analisar as características que definem os personagens do anúncio: idade, sexo, nível social, poder aquisitivo, modelos estéticos (...) etc, e ver quais características desses personagens são transferidas para o produto: a sua beleza, a sua felicidade, o seu sucesso social ou sexual.

Portanto, devemos observar os personagens que estão implícitos, que vendem uma falsa felicidade, ou sucesso social, que escondem a real felicidade, que é interagir com o outro através do lúdico desprendido de interesse.
Verificamos que os personagens do vídeo representam uma brincadeira solitária pois a criança brinca apenas com determinado brinquedo sem interagir com outras crianças.
A mensagem que o vídeo nos mostra é que as brincadeiras da atualidade diferem das brincadeiras do tempo em que a globalização não era tão presente como na atualidade, e a tecnologia não era tão avançada como nos tempos atuais.

Proposta para se trabalhar o vídeo:

4º Ano.

Propor aos alunos uma pesquisa junto à família sobre as brincadeiras antigas.
Após a pesquisa mostraremos o vídeo aos alunos, e pediremos que os mesmos façam uma comparação entre as duas realidades.

Integrantes do grupo: Carla, Fátima, Lorena, Regina Gomes, Silvana e Tecsane.
Ir para o topo Ir para baixo
nenimari




Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 26, 2008 3:49 pm

Respostas questões:
1- O que mais me chama atenção nas imagens é como elas são deliciosas e agradaveis para as crianças, as imagens atraem o que elas gostam de ver e de ter. A publicidade trabalha em cima de coisas sedutoras, as meninas que compram a boneca Susi querem ser igual a ela, bonitas magras e maquiadas e os meninos que gostam dos desenhos mais violentos acham que devem ser assim para serem homens, as imagens do video são realmente sedutoras.
2-As primeiras imagens me causaram uma lembraça não por eu ter tido alguns daqueles brinquedos mas bem ao contrario, me lembrei de como eu fui feliz com tão pouco que tinha, via outras crianças com brinquedos da estrela encantadores, video game do mario, mas eu não precisei disso pra ter uma infancia feliz. Na segunda imagem, veio a saudade, da liberdade, da rua da minha casa e meus amigos vizinhos, e tambem me veio a tristeza porque hoje não deixo meus filhos brincarem da mesma maneira por falta de segurança. Um outro sentimento foi a frustação, pq querendo ou não hoje como trabalhamos muito e as crianças ficam sozinhas, nós adultos acabamos cedendo a alguns desses tão criticados produtos da midia, por acharmos mais seguro as crianças dentro de ksa.
3-Creio que a mensagem seja o resgate de coisas tão preciosas que foram com o tempo engolidas pelo consumismo, principalmente na area urbana. Não que as crianças devam ser alienadas as coisas atuais, mas ensina-las a ter um olhar mais criticos e menos consumista.
4-Apos passar o video, conversar com os alunos sobre as imagens, levantar questões como: E se não tivermos esses brinquedos da moda, do que podemos brincar?Que tipo de brincadeira voce gosta? Voce ja brincou de alguma dessas brincadeiras do video?Em cima destas questões poderiamos enumerar na lousa as respostas, então com as respostas planejar uma oficina de brincadeiras, organizar um canto pra cada brincadeira, iriamos pedir que as crianças chamassem os pais que quisessem participar,isso poderá ser realizada na quadra da escola. Combinar de promover então uma vez por semana uma brincadeira sujerida pelos alunos, cada semana um aluno pesquisa uma brincadeira ao ar livre para ser feita na semana.
Ir para o topo Ir para baixo
Laylinha




Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/03/2008
Idade : 38

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 26, 2008 10:11 pm

ACADÊMICAS:LAYLA,LAISA,REGINA MARIN,SANDRA,TATIANE e ZUNILDA


O PODER DA MÍDIA...

QUESTÕES:

1-O que mais lhe chamou a atenção no vídeo.
R: A propaganda de comércio de produtos para que as pessoas venham a comprar, ressaltando o local da venda do produto.

2-Que reações lhe provocaram os personagens, as situações, os fenômenos, mostrados pelo vídeo.
R: Consumismo,para chamar a atenção mesmo de quem está assistência a propaganda.

3-Qual a mensagem do vídeo?
R:A mensagem do vídeo é o comércio,para fins lucrativos á empresa que faz a propaganda.

4-Faça uma proposta para trabalhar o vídeo em sala de aula.



PLANO DE AULA:


Tema: O Poder da Mídia

OBJETIVO: Comparar as brincadeiras antigas com as brincadeiras atuais,conduzidas pelo conumismo da mídia.


CONTEÚDO:Língua Portuguesa,História.

METODOLOGIA:Iniciar a aula,indagando aos alunos o que eles conhecem de brinacadeiras da época de seus pais. Registrar em seus cadernos os relatos. Lançar o vídeo "O Poder da MÍDIA". fazer uma mesa redonda, pedir que os alunos relatem o observaram. O professor deve conduzir á mesa redonda o consumismo da mídia, deixando evidente o poder de persuação e as diferenças de brincadeiras das épocas, pois estas mudanças ocorrem por causa da mídia.
Pedir aos alunos ir até a sala de informática e pesquisar na internet brincadeiras de rua, brincadeiras de montagem e brincadeiras vituais... pedir que façam relatórios em seus cadernos, colocando a estes as brincadeiras mais saudáveis.

RECURSOS:vídeo,televisão, sala de informática e caderno.

AVALIAÇÃO:Os alunos serão avaliados com o RELATÓRIO.
Ir para o topo Ir para baixo
Vaudelice




Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Observando , refletindo e respondendo " O poder da Mídia "   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 03, 2008 12:12 pm

1- Através do vídeo e da propaganda mudou-se a infância, tornando alguns personagens parte de suas vidas, impulsionando vendas de bonecas e brinquedos que venham com o logotipo dos mesmos, qual a menina dos anos 70 que não tinha como sonho ter uma boneca da Suzi, loira de pernas compridas. Segundo Jean Ferres, “incentivado constantemente o desejo. Tenta-se fazer com que o superfilio se torne imprescindível”. O poder da mídia faz que estes brinquedos sejam mais que importante para a criança e de certa maneira faça parte desta infância, o vídeo mostra personagens de várias épocas que mesmo nos adultos podem reconhecer, hoje devido à insegurança causada pela violência, ou seja, a criança passa mais tempo enfrente da televisão. Podemos perceber que o horário da manhã, a publicidade investe mais é em sandálias da HELLO KIT, BONECAS, BISCOITOS, etc... Enfim o que desperte nas crianças o desejo de ter: “Boa parte da capacidade de sedução provém dos personagens neles representados”(JEAN FERRÉS). Assim, ao analisarmos o vídeo notamos que muitos destes personagens são usados pela publicidade para impulsionar o comercio criando um eterno estado de desejo de se ter estes produtos.
2- Mexe com nossa emoção ao vermos no vídeo personagens e brinquedos que nos levam de volta a nossa própria infância. Segundo Moran (1995) “nos toca e “tocamos” os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos”. Portanto sua montagem, como foi elaborado nos leva a emoções afinal uma de suas finalidades é esta, tocar.
3- A mensagem do vídeo é uma reflexão sobre as mudanças ocorridas na infância, relata a infância do ontem e do hoje, fala das tecnologias presente em nosso dia-a-dia, com novidades direcionadas ao público infanto-juvenil e um ponto fundamental. A influência das propagandas sobre nós e nossos filhos, criando desejos e necessidades, através de personagens construindo pela mídia. Assim nos fala Jean Ferres,” boa parte da capacidade de sedução dos anúncios provém dos personagens neles representados”.Todos sentimos o desejo de ter o cabelo do modelo da propaganda ou lavarmos roupa com Leonardo, nossa filha quer a sandália da Hello Kit, nosso filho um MP4, e por aí afora, enfim seduzidos pela mídia e pelo sistema neocapitalista, onde o TER toma lugar do SER.Talvez seja a hora de pararmos e limparmos nossos armários, quantas coisas compramos como se fosse fundamental naquele momento, colocamos na prateleira do armário e jamais usamos, pois investimos nestes produtos, valores que para nós significa status, modernidade e juventude.
4 Mostraríamos o filme para um 4° ano do EnsinoFundamental e pediremos que observem o que se passa no filme, em seguida pediremos que relatem o que eles conseguiram visualizar e entender. Após essa discussão, perguntaremos aos alunos quais seriam os pontos positivos e negativos da infância de ontem e de hoje. Quais seriam os benefícios das brincadeiras de ontem? E a infância de hoje, é certo comprar tudo que vemos nas propagandas? Quais os benefícios para a saúde às brincadeiras de hoje? Com essa proposta de trabalho, o nosso objetivo é de mostrar as crianças à importância do correr, jogar bola ou qualquer outra brincadeira que envolva uma atividade física e sua importância para uma vida saudável.

Acadêmicos: Adelaide, Mª Leonora, Gelson, Vaudelice.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: re: anexo   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 04, 2008 3:28 pm

file:///media/disk/Marcos_cemte/cemte/Tv Escola/modulo 1/tecnologia ou metodologia.mpg
Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
kaka




Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/06/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 07, 2008 11:57 am

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Arquivo
Ir para o topo Ir para baixo
kaka




Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/06/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 07, 2008 12:01 pm

ola profff
a ""kaka" ai em cima sou eu, Carla pereira do 7b de pedagogia
tive q me cadastrar novamente...tentei postar uma imagem ..
como esta ai em cima... cheers agora não sei se deu certo..rsrs confused
abraços..Carla.

afro afro afro afro afro affraid afro affraid afro afro afro afro afro
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 08, 2008 4:22 pm

kaka escreveu:
ola profff
a ""kaka" ai em cima sou eu, Carla pereira do 7b de pedagogia
tive q me cadastrar novamente...tentei postar uma imagem ..
como esta ai em cima... cheers agora não sei se deu certo..rsrs confused
abraços..Carla.

afro afro afro afro afro affraid afro affraid afro afro afro afro afro


Olá Carla/KAKá, não achei sua mensagem.
Graça
Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
Vaudelice




Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Endereço eletrônico   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 08, 2008 7:57 pm

Olá Graça!!!

Não consegui abrir o referido endereço!!!

Att. Vau
Ir para o topo Ir para baixo
Vaudelice




Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 21, 2008 12:51 pm

Admin escreveu:
Diante dos estudos realizados baseados em teóricos fundamentam está prática e aos vídeos que assistimos leva-nos a uma profunda reflexão e redefinição da palavra tecnologia. Antes das referidas leituras tinha como conceito de tecnologia o computador. Hoje graças ao estudo realizado tenho uma outra visão e posso enxergar com outros olhos.
A tecnologia faz parte da nossa vida e está presente no nosso cotidiano, mas muitas vezes não damos conta disso. Na qualidade de futura educadora penso que é preciso redimensionar essa prática.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “As demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam exercer sua cidadania ajudando na construção de uma sociedade mais justa (2001 p.138)”.
Penso, que as tecnologias é uma porta aberta e fonte de conhecimento para as diversas áreas do conhecimento, e compete ao professor estar em constate formação para que tenha condições de levar o indivíduo a uma aprendizagem siguinificativa através dos diferentes meios. Porém cabe a escola a responsabilidade de capacitar os cidadãos para as transformações que ocorrem na sociedade. Penso que é dever do educador, abandonar o senso comum e procurar ter um olhar cientifico, procurando rever suas práticas metodológicas.
Todavia, espera-se que os professores atuantes e os vindouros proporcionem uma prática que leve a formação de indivíduos críticos e reflexivos que atenda as demandas da sociedade existente.

VAUDELICE
muito bom!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF :: PEDAGOGIA-
Ir para: