ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF

Este espaço está destinado para discussão de assuntos interessantes para a aquisição de conhecimentos diversos. Os alunos dos 5º semestre de biblioteconomia e do 7º semestre de pedagogia estão convidados a fazer parte desta comunidade. Profª Graça.
 
InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sex Fev 22, 2008 7:21 am

Assista o vídeo "Tecnologia ou Metodologia?" e tendo como aporte teórico o texto "Tecnologias Educacionais". PCNs p.135-157, inicie uma discussão neste fórum sobre a importância das mudanças das práticas pedagógicas no uso das tecnologias em sala de aula. Sintetize as idéias discutidas no fórum e elabore um texto de pelo menos 4 parágrafos para ser entregue à professora no dia 08/03/2008.



Última edição por Admin em Qua Maio 14, 2008 4:23 pm, editado 4 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
Carla Pereira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/02/2008
Idade : 35

MensagemAssunto: Retrato da Realidade   Ter Fev 26, 2008 8:26 pm

Olá, la vai a minha contribuição:
Acredito professora, que o video é o retrato "nu e cru" da realidade escolar. Visto que mesmo com o avanço tecnológico, a metodologia das professoras (do video e das escolas),continuam as mesmas, ou seja, a professora não está cumprindo com o seu papel, que é de preparar o seu aluno, para o a vida em sociedade. Diante deste constatação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, se posicionam dizendo que, neste caso, a tecnologia é o "antigo" travestido de "moderno" (1998, p.141), já que a sua utilização, neste caso, resume-se a memorização e a repetição de conceitos e verdades inquestionáveis.
Boa noite Profff..boa Quarta Feira!! affraid
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://carlapereira.forumotion.com/
nenimari



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

MensagemAssunto: comodismo ou falta de preparo?   Dom Mar 02, 2008 6:52 am

Olá a todos...
Achei interessante no video que não mostra os alunos desanimados e nem a professora, isso pode nos levar a refletir como grande parte do sistema escolar esta acostumado com a maneira de se ensinar. É importante começar a pensar em um novo paradigma para o uso de recursos tecnologicos na educação mas isso deve ser feito de maneira coletiva por todos os componentes da area escolar. Veja no video, depois de instalados os computadores e a prof continuar com a mesma metodologia, o diretor põe o rosto na porta e sorri, achando que sua escola é modernissíma...Usar a tecnologia para o avanço da ciência em prol da sociedade, é assim que considero um bom uso integrado das tecnologias para os dias atuais. Deixo aqui relatado que para mim quando falamos em tecnologias queremos dizer tudo aquilo que facilita a vida das pessoas, como por exemplo um "lápis preto" ou um jogo que possa ser elaborado para melhor entendimento do conteudo então a desculpa de que não se tem recursos não cabe mais no discurso de um professor que considera a educação apenas como mais uma profissão.
VALEU PESSOAS!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Dom Mar 02, 2008 1:38 pm

nenimari escreveu:
Olá a todos...
Achei interessante no video que não mostra os alunos desanimados e nem a professora, isso pode nos levar a refletir como grande parte do sistema escolar esta acostumado com a maneira de se ensinar. É importante começar a pensar em um novo paradigma para o uso de recursos tecnologicos na educação mas isso deve ser feito de maneira coletiva por todos os componentes da area escolar. Veja no video, depois de instalados os computadores e a prof continuar com a mesma metodologia, o diretor põe o rosto na porta e sorri, achando que sua escola é modernissíma...Usar a tecnologia para o avanço da ciência em prol da sociedade, é assim que considero um bom uso integrado das tecnologias para os dias atuais. Deixo aqui relatado que para mim quando falamos em tecnologias queremos dizer tudo aquilo que facilita a vida das pessoas, como por exemplo um "lápis preto" ou um jogo que possa ser elaborado para melhor entendimento do conteudo então a desculpa de que não se tem recursos não cabe mais no discurso de um professor que considera a educação apenas como mais uma profissão.
VALEU PESSOAS!!!!

Bem interessante quando você menciona que os alunos não estão desanimados, nem antes sem o computador e nem depois da instalação dos equipamentos, só que eu ainda vou mais profundo: o ânimo desses alunos está só aparentemente? como será a motivação para a aprendizagem? hoje a criança já tem à sua disposição uma parafernália tecnológica fora da escola. Deixo uma questão para reflexão: a escola é um lugar onde se aprende com prazer? Um abraço. Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
nenimari



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Seg Mar 03, 2008 1:10 pm

Bem pode ser estranho mas acho que não é so aparencia não, se elas não conhecem outra realidade como vão distinguir o que é ensino chato ou ensino legal? Para as crianças da periferia é normal ter computador estragado, quadro em pessimas condições, DVD que não funciona ...Elas estão acostumadas, isso nao quer dizer que elas gostem ou que não reclamem mas, assim como nos que sabemos das grandes fraudes do nosso governo mas não fazemos ou não sabemos fazer nada pra mudar, elas ficam sem alternativa. Nao digo que não conheçam as modernidades mas para elas é dificil ter estimulo, ter prazer, em algo que nem mesmo o professor tem entusiasmo em transmitir. Creio que o estimulo ao raciocinio da criança deva ser repassado pelo professor, se o professor gosta de ensinar o aluno vai gostar de aprender. Em um certo artigo na revista Escola o prof Leandro Konder fala uma frase sobre Karl Marx que diz "A educação, para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas, ao mesmo tempo, é condicionada pelo processo". Para Marx tudo esta em constante mudança é essa ideia que acredito que deixamos pra trás,, hj a necessidade de interação da tecnologia com a educação em prol à sociedade deve ser uma via de regra para todos os educadores, não deixar que esse condicionamento do processo trave o bom desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos seria um grande começo. Very Happy Não sou muito de citar Marx mas lendo essa revista essa frase me chamou atenção... esta na ediçao de Dezembro de 2005.

Olá Marilene, quando você coloca a citação de Marx "A educação, para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas, ao mesmo tempo, é condicionada pelo processo", podemos perceber que a escola não pode desligar-se do tempo histórico em que está inserida, daí a importância das políticas governamentais justas para atendimento de TODOS, como o professor pode desejar estudar para utilizar as tecnologias se não as têm ao seu alcance? É muito importante a discussão da eleição dos nossos governantes. Quais são os homens que elegemos para isso? nós professores, cobramos dos nossos eleitos os direitos que temos? Vamos refletir nesse contexto. Abraços. Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sandra



Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/03/2008

MensagemAssunto: testando   Seg Mar 10, 2008 6:03 pm

Olá, Profª

so testando



Sandra Aparecida


Última edição por sandra em Seg Mar 10, 2008 6:38 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sandra



Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/03/2008

MensagemAssunto: tecnologia educacional   Seg Mar 10, 2008 6:08 pm

Olá Professora:
Assistindo ao vídeo, constatei que houve o desenvolvimento tecnológico em
sala de aula, para que ocorra aprendizagem, porem para mim, houve foi a mesmice de sempre: decoreba.
Os professores utilizam tanto recursos tecnológicos, sejam livros, tv, vídeo, computadores
portanto, isso não ocorre mudanças ao aprender e ao ensinar, mas com certeza enriquece a sala de aula, possibilitando que o aluno seja criativo e crítico, chegando ao aprendizado com mais interesse e sendo capaz de fazer questionamento sobre qualquer assunto relacionado ao seu cotidiano escolar, saindo do senso comum a qual ele estava acostumado.
O bom professor para mim é aquele que vai além da proposta de ensino escolar, mas
também, sim quando ele é capaz de transformar o seu planejamento para que o aluno possa aprender, utilizando todos os recursos tecnológicos, mas que dada aula seja com a realidade do aluno, vivendo experiência para poder observar, experimentar e que possa construir...

Sandra Aparecida.


Olá Sandra, gostaria de complementar seus comentários com algumas considerações, a respeito do assunto. Como todas as grandes instituições tradicionais, a escola preocupa-se quase que exclusivamente em reproduzir o conhecimento, em perpetuar a cultura, ficando, por isso, defasada quando precisa se adaptar a uma sociedade em mudança, quando precisa educar para uma cultura renovada. Diante dessas constatações, partimos do pressuposto de que a escola, numa concepção tradicional, não considera as diferentes linguagens culturais trazidas para o seu interior. Os jovens adaptam-se às novas situações comunicacionais, desenvolvendo relacionamentos favoráveis às mídias. Eles têm interesses, necessidades e percepções acerca do cotidiano que, muitas vezes, a escola e a família não estão preparadas para enfrentar. Cabe à educação encontrar mecanismos para o aproveitamento das mídias em seu próprio benefício. A escola será marginal, e cada vez mais, se continuar a ignorar e a hostilizar os meios de comunicação. A escola já tem ao seu dispor canais próprios da educação entre eles, a TV Escola, que pode servir de filtro dos outros canais de televisão, mostrando ao aluno que a mídia, se bem utilizada, também educa. Segundo Carriéri, “o universo da comunicação visual e audiovisual faz com que “independentemente da nossa própria vontade, carreguemos dentro de nós outras formas invisíveis que determinam a maneira pela qual vemos e retratamos o mundo”. Essas formas são constituídas pelas mais variadas experiências de percepção que as diferentes linguagens nos permitem vivenciar. Acredito que temos muito que estudar para conseguir o êxito necessário quanto a utilização das tecnologias na educação. Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Carla Pereira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/02/2008
Idade : 35

MensagemAssunto: TEXTO SOBRE O VIDEO METODOLOGIA&TECNOLOGIA   Qui Mar 13, 2008 11:20 am

O vídeo “Tecnologia e Metodologia” retrata a realidade escolar na atualidade. Verifica-se neste vídeo, a permanência dos métodos tradicionais de ensino, mesmo frente às novas tecnologias que permitem por em prática os novos métodos de ensino-aprendizagem. Nota-se que a escola, neste caso, não está preparando o seu educando para acompanhar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a tendência mundial, que é a de que tarefas mecânicas sejam realizadas por máquinas (1998, p.138).
Partindo deste pressuposto, espera-se que a escola, qualifique seus cidadãos para lidar com este novo paradigma, visto que a carga de informações na atualidade demanda “uma atitude crítica frente à fonte de informações” (p. 136). Portanto, a escola tem a incumbência de ambientalizar seus educandos e prepará-los para o mercado de trabalho, inserindo-os neste contexto que a cada dia exige, segundos PCN’s:

(...) que o trabalhador tenha conhecimentos atualizados,
iniciativa, flexibilidade mental, atitude crítica,
competência técnica, capacidade para criar novas
soluções e para lidar com a quantidade crescente de
novas informações, em novas formas de acesso. (1998. p.138)

Portanto, podemos dizer que a professora ilustrada no vídeo, não demonstra familiaridade com a tecnologia, e, portanto a utiliza na superficialidade:

A pouca familiaridade com a tecnologia, também pode
constituir-se um problema para as pessoas, pois no
cotidiano são muitas as situações que exigem o
conhecimento tecnológico (1998, p.139).


Sendo assim, acredito que esta professora, ao poupar-se do conflito de aprender sobre a tecnologia, que no vídeo, está ilustrado pelo computador, está abstraindo o direito e a oportunidade que os educandos precisam para atender as exigências do mercado de trabalho e da sua vida em sociedade.
bounce bounce afro bounce bounce afro bounce bounce afro bounce


Sabemos que os meios estão na escola, não apenas na forma de recursos auxiliares, mas na cultura dos alunos que deles se servem. É preciso que a relação da escola com esses meios encaminhe-se para uma abordagem pedagógica que tenha por meta legitimar uma ideologia democrática de educação, tornando significativo e, por esta razão, dinâmico e interessante o ensino/aprendizagem, pelo entrecruzamento intencional de duas instâncias sociais do saber: meios de comunicação e escola. Não se trata, então, de simplesmente trabalhar em torno de teorias e organizar uma nova proposta metodológica ou curricular, mas sim, de reconhecer que estamos vivendo um. tempo de incertezas, de velocidade do conhecimento, de mutações nas idéias e nas informações, e que estas mudanças estão fazendo parte de nossas vidas, incidindo diretamente na necessidade de uma nova concepção de educação que possibilite ao próprio sujeito rever-se e constituir-se, enquanto tal, em sua vida cotidiana COUTINHO,1998.. A escola pública, de maneira geral, é uma instituição em defasagem em relação à evolução tecnológica do tempo presente, necessitando adaptar-se às necessidades de seus integrantes e da população em geral. Assim, a educação tenta buscar, na realidade concreta da escola e no dia-a-dia da sala de aula, elementos que ajudem a vencer os desafios e sanar as grandes dificuldades através de um trabalho pedagógico, com vistas à integração da escola com a vida e a incorporação dos recursos tecnológicos à prática docente do professor, estabelecendo condições para auxiliá-lo a repensar suas posturas frente à utilização das tecnologias. Porém, a utilização das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma educação transformadora, se for apoiada na construção de novas propostas pedagógicas e baseada em um conhecimento que permita ao professor interpretar, refletir e dominar conscientemente esses recursos, para poder criar situações e experiências a partir da realidade do aluno (hoje povoada pelas tecnologias), e que o auxiliem na construção do conhecimento, com vistas a atuar na realidade de maneira crítica e criativa. O comprometimento com as mudanças implica ação e reflexão constantes sobre a realidade, sobre seu espaço cultural e histórico e, para isso, é preciso estar no mundo e saber-se nele. O papel daqueles que se comprometem com a mudança será o de problematizar a realidade dos homens e, como um iconoclasta, substituir os mitos por uma visão crítica. Trata-se da luta pela superação dos obstáculos à real humanização dos homens, levando à criação de estruturas de uma sociedade mais democrática e justa. Nesse processo, os meios de comunicação podem contribuir. Este é um processo de construção perene e gradativo, que ocorre de dentro para fora, em que as possibilidades individuais da cada um e do grupo são colocadas à frente das circunstâncias limitadoras que se nos são impostas. Torna-se necessário que os indivíduos envolvidos queiram construí-la, cultivando-se e melhorando-se, bem como aprendendo, dia a dia. Nessa perspectiva, o enfrentamento com a realidade cultural das mídias leva o educador a despertar para verdades encobertas e pressões das ideologias dominantes, fazendo-se necessária a observação e o conhecimento da realidade que o cerca para não se sujeitar a manipulações do poder. Um abraço.
Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://carlapereira.forumotion.com/
Carla Pereira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/02/2008
Idade : 35

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Qui Mar 20, 2008 3:59 pm

OLAAAA PROFFF
TUDO BEM..VIM SO DEIXAR UM RECADINHO.
MANDAMOS PARA VC VER O NOSSO PROJETO DA AGUAS GUARIROBA NO SEU EMAIL.
GOSTARIA Q A SENHORA DESSE UMA OLHADELA.... E POSSIVEL?
NAO FIZEMOS PLANO DE AULA, VAMOS FAZER AMANHA....
AGUARDO CRITICAS E SUGESTOES....ABRACAO E FELIZ PASCOA.
bounce afro pale bounce afro pale
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://carlapereira.forumotion.com/
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: Postagem   Seg Mar 24, 2008 2:55 pm

Etava tentado e agora consegui logo mais postarei meus comentários.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: Tecnologia e o nosso cotidiano   Seg Mar 24, 2008 8:44 pm

Diante dos estudos realizados baseados em teóricos que fundamentam está prática e aos vídeos que assistimos leva-nos a uma profunda reflexão e redefinição da palavra tecnologia. Antes das referidas leituras tinha como conceito de tecnologia o computador. Hoje graças ao estudo realizado tenho uma outra visão e posso enxergar com outros olhos.
A tecnologia faz parte da nossa vida e está presente no nosso cotidiano, mas muitas vezes não damos conta disso. Na qualidade de futura educadora penso que é preciso redimensionar essa prática.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “As demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam exercer sua cidadania ajudando na construção de uma sociedade mais justa (2001 p.138)”.
Penso, que as tecnologias é uma porta aberta e fonte de conhecimento para as diversas áreas do conhecimento, e compete ao professor estar em constate formação para que tenha condições de levar o indivíduo a uma aprendizagem siguinificativa através dos diferentes meios. Porém cabe a escola a responsabilidade de capacitar os cidadãos para as transformações que ocorrem na sociedade. Penso que é dever do educador, abandonar o senso comum e procurar ter um olhar cientifico, procurando rever suas práticas metodológicas.
Todavia, espera-se que os professores atuantes e os vindouros proporcionem uma prática que leve a formação de indivíduos críticos e reflexivos que atenda as demandas da sociedade existente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: testando   Sab Abr 05, 2008 12:54 pm

testando
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
teksanne2008



Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/04/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sab Abr 05, 2008 1:03 pm

Assista o vídeo "Tecnologia ou Metodologia?" e tendo como aporte teórico o texto "Tecnologias Educacionais". PCNs p.135-157, inicie uma discussão neste fórum sobre a importância das mudanças das práticas pedagógicas no uso das tecnologias em sala de aula. Sintetize as idéias discutidas no fórum e elabore um texto de pelo menos 4 parágrafos para ser entregue à professora no dia 08/03/2008.



>>Olá Graça estou testando, boa tarde. Teksanne bom


Última edição por teksanne2008 em Sab Abr 05, 2008 1:18 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lucylainesouza



Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sab Abr 05, 2008 1:15 pm

oi professora, acredito que as tecnologias servem como uma ferramenta, pois, no vídeo ficou claro que a ferramenta computador estava sendo utilizada, porém de maneira errada, pois o método tradicional ainda continuava. Entendo que aquele conteúdo poderia ser transmitido de uma maneira diferente. Lucylaine.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
rerieff



Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/04/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sab Abr 05, 2008 1:24 pm

flower Boa tarde professora Graça. A professora do vídeo ensinava seus alunos no método tradicional,então veio para a escola computadores para que os alunos explorassem seus conhecimentos, mas a professora continuou o mesmo método que usava antes ou seja suas aulas não mudou nada, usando a tecnologia.
Reina Rieff.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lucylainesouza



Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sab Abr 05, 2008 1:38 pm

http://carlapereira.maisb escreveu:
O vídeo “Tecnologia e Metodologia” retrata a realidade escolar na atualidade. Verifica-se neste vídeo, a permanência dos métodos tradicionais de ensino, mesmo frente às novas tecnologias que permitem por em prática os novos métodos de ensino-aprendizagem. Nota-se que a escola, neste caso, não está preparando o seu educando para acompanhar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a tendência mundial, que é a de que tarefas mecânicas sejam realizadas por máquinas (1998, p.138).
Partindo deste pressuposto, espera-se que a escola, qualifique seus cidadãos para lidar com este novo paradigma, visto que a carga de informações na atualidade demanda “uma atitude crítica frente à fonte de informações” (p. 136). Portanto, a escola tem a incumbência de ambientalizar seus educandos e prepará-los para o mercado de trabalho, inserindo-os neste contexto que a cada dia exige, segundos PCN’s:

(...) que o trabalhador tenha conhecimentos atualizados,
iniciativa, flexibilidade mental, atitude crítica,
competência técnica, capacidade para criar novas
soluções e para lidar com a quantidade crescente de
novas informações, em novas formas de acesso. (1998. p.138)


Portanto, podemos dizer que a professora ilustrada no vídeo, não demonstra familiaridade com a tecnologia, e, portanto a utiliza na superficialidade:

A pouca familiaridade com a tecnologia, também pode
constituir-se um problema para as pessoas, pois no
cotidiano são muitas as situações que exigem o
conhecimento tecnológico (1998, p.139).


Sendo assim, acredito que esta professora, ao poupar-se do conflito de aprender sobre a tecnologia, que no vídeo, está ilustrado pelo computador, está abstraindo o direito e a oportunidade que os educandos precisam para atender as exigências do mercado de trabalho e da sua vida em sociedade.
bounce bounce afro bounce bounce afro bounce bounce afro bounce


Sabemos que os meios estão na escola, não apenas na forma de recursos auxiliares, mas na cultura dos alunos que deles se servem. É preciso que a relação da escola com esses meios encaminhe-se para uma abordagem pedagógica que tenha por meta legitimar uma ideologia democrática de educação, tornando significativo e, por esta razão, dinâmico e interessante o ensino/aprendizagem, pelo entrecruzamento intencional de duas instâncias sociais do saber: meios de comunicação e escola. Não se trata, então, de simplesmente trabalhar em torno de teorias e organizar uma nova proposta metodológica ou curricular, mas sim, de reconhecer que estamos vivendo um. tempo de incertezas, de velocidade do conhecimento, de mutações nas idéias e nas informações, e que estas mudanças estão fazendo parte de nossas vidas, incidindo diretamente na necessidade de uma nova concepção de educação que possibilite ao próprio sujeito rever-se e constituir-se, enquanto tal, em sua vida cotidiana COUTINHO,1998.. A escola pública, de maneira geral, é uma instituição em defasagem em relação à evolução tecnológica do tempo presente, necessitando adaptar-se às necessidades de seus integrantes e da população em geral. Assim, a educação tenta buscar, na realidade concreta da escola e no dia-a-dia da sala de aula, elementos que ajudem a vencer os desafios e sanar as grandes dificuldades através de um trabalho pedagógico, com vistas à integração da escola com a vida e a incorporação dos recursos tecnológicos à prática docente do professor, estabelecendo condições para auxiliá-lo a repensar suas posturas frente à utilização das tecnologias. Porém, a utilização das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma educação transformadora, se for apoiada na construção de novas propostas pedagógicas e baseada em um conhecimento que permita ao professor interpretar, refletir e dominar conscientemente esses recursos, para poder criar situações e experiências a partir da realidade do aluno (hoje povoada pelas tecnologias), e que o auxiliem na construção do conhecimento, com vistas a atuar na realidade de maneira crítica e criativa. O comprometimento com as mudanças implica ação e reflexão constantes sobre a realidade, sobre seu espaço cultural e histórico e, para isso, é preciso estar no mundo e saber-se nele. O papel daqueles que se comprometem com a mudança será o de problematizar a realidade dos homens e, como um iconoclasta, substituir os mitos por uma visão crítica. Trata-se da luta pela superação dos obstáculos à real humanização dos homens, levando à criação de estruturas de uma sociedade mais democrática e justa. Nesse processo, os meios de comunicação podem contribuir. Este é um processo de construção perene e gradativo, que ocorre de dentro para fora, em que as possibilidades individuais da cada um e do grupo são colocadas à frente das circunstâncias limitadoras que se nos são impostas. Torna-se necessário que os indivíduos envolvidos queiram construí-la, cultivando-se e melhorando-se, bem como aprendendo, dia a dia. Nessa perspectiva, o enfrentamento com a realidade cultural das mídias leva o educador a despertar para verdades encobertas e pressões das ideologias dominantes, fazendo-se necessária a observação e o conhecimento da realidade que o cerca para não se sujeitar a manipulações do poder. Um abraço.
Graça

professora, acredito que a grade da faculdade deveria ampliar a carga horária de aulas com relação a Tecnologias Aplicadas à Educação, principalmente na informática. Pois como atender a demanda do mercado, apenas com princípios téoricos. Independente da faculdade oferecer mais aulas ou não, suas aulas serviram para eu me organizar finaceirmante, no sentido de obter um computador, venci essa batalha, hoje já possuo internet. Ou seja, refleti muito em suas aulas, por meio delas entendi que preciso ser uma cidadã atulizada, e para isso precisamos estabelecer alguns objetivos, um deles foi, aproximar-me mais do computador e aprender usar a internet. Lucylaine.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
zunilda



Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/03/2008

MensagemAssunto: desafio   Sab Abr 05, 2008 2:13 pm

oi prof fiquei super contente por conseguir manusear o aparelho tecnologico, espero continuar para melhorar e aprofundar me na aprendizagem das tecnologias .para eu a duficuldade de apropiar do aparelho é muito dificil e comodismo da minha parte ,pois com aparelho em casa não faço o uso dele. porém agora ja possos utilizar como aparelho de aprendizagem. ass:zunilda beijos Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sadelaide



Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/04/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sab Abr 05, 2008 2:46 pm

rerieff escreveu:
flower Boa tarde professora Graça. A professora do vídeo ensinava seus alunos no método tradicional,então veio para a escola computadores para que os alunos explorassem seus conhecimentos, mas a professora continuou o mesmo método que usava antes ou seja suas aulas não mudou nada, usando a tecnologia.
Reina Rieff.


Assistindo o filme vimos que a tecnologia sem uma metodologia não funciona, é necessario que o professor esteja preparado para isso. chegamos na questão fundamental
pois cabe a escola preparar a criança para viver em sociedade exercendo prenamente sua cidadania. A tecnologia faz parte desta sociedada e querer lecionar de forma tradicional usado o computador sem nenhum preparo ou uma forma de torna-la prazerosa é levar o aluno a se afastar do aprendizado pois, sabemos que a maioria das crianças ja entrou em contato com as tecnologias seja o computador , DVD, video telefone celular
etc... e portanto este video mostra o uma professora que não não teve uma preparaçao para o uso correto da tecnologia.
Sabemos que as mudanças em se tratando da Educaçao são lentas mais se fazem ne-
cessaria, pois negar a criança o uso das tecnologias e negar a ele a cidadania, usa-la
de mareira inadequada tambem. É preciso que o professor esteja em formação continua
e que ele tenha conciência do seu papel, e da sua responsabilidade diante deste aluno
Perante a tudo isso a questão é alguma coisa mudou?
como comentamos no paragrafo anterior as mudanças são lentas, mais elas estão acontecendoao verificarmos a preocupação das escolas com a formação continua do
professor que esta em sala de aula , portanto cabe a esse profissional tambem que-
rer se atualizar.

ADELAIDE
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sandra



Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/03/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Dom Abr 06, 2008 8:22 pm

Hoje, na sociedade os conhecimentos científicos e tecnológicos estão cada vez mais valorizados, porém constatei que ainda existe muito receio por parte do professor ao ensinar, devido a sua falta de experiência com a tecnologia ao utilizar esse recurso em sala.,
Segundo Guimarães Rosa “ Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.
Com a chegada de novas tecnologias, o professor está ligado ao processo de aprender e passar esse novo aprendizado aos seus alunos, para que assimilem o conhecimento para a construção de novo conhecimentos.
Apesar que são tantos os recursos, mas pouco aprendizado envolvendo tecnologia, ficando muito difícil do professor organizar e planejar a sua aula, sem esses conhecimentos. Cabe ao professor colaborar para que o aluno compreenda o mundo com suas transformações, situando-o como indivíduo participativo, sendo parte integrante pelas interferências e transformações realizadas pelo homem.
O professor deverá diversificar os seus recursos didáticos, para tornar suas aulas atraentes, prazerosa e eficiente, pois é o professor quem faz o aluno progredir à medida que consegue envolve-lo com o uso da tecnologia, assim bem como o acesso a esse instrumento.

SANDRA APARECIDA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
zunilda



Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/03/2008

MensagemAssunto: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Seg Abr 07, 2008 5:26 pm

Oi professora Vinholi


O que eu observei do filme sobre A tecnologia na sala de aula. É que muitas vezes a direção da educação e da escola se preocupa sim com os alunos e com as melhorias da escola, como por exemplo, em modernizar o ambiente escolar.
E com a chegada das tecnologias modernas eles se preocupam em proporcionar estudos diferenciados para os alunos, oportunizando sala de informática, aula de autos tecnologias na educação.
Porem se esquecem dos profissionais para ministrar essas aulas, é preciso qualificar estes educadores para cada tipo de aula de tecnologia. A professora que na hora estava ministrando a sua aula, de um método cansativo e repetitivo recebeu a notícia de que a sua sala de aula mudaria com a chegada das novas tecnologias;
Pois continuou fazendo o papel do profissional na sala de aula, mantendo o seu método tradicional de fazer a leitura varias vezes e todos juntos o método (empirismo).
Penso eu, que não podemos culpar somente o profissional da sala, pois ainda acredito que antes de gastar valores no aparelho tecnológico é preciso pensar na qualificação do educador para não acontecer de ter sala de tecnologia fechada por falta de ministrante.
Segundo Nelson de Luca Pretto, diretor da faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Uma necessidade se impõe: usar o computador na escola, todo mundo já sabe que as novas tecnologias precisam ser incorporadas a educação.
Mas infelizmente, nem todos os professores tem amplo acesso a informática. Na verdade eles podem ser divididos em dois grandes grupos, os que estão familiarizados com os micros, mas não sabem como utilizá-los em sala de aula, e o que nunca chegaram perto da maquina, tem medo, mas não querem (nem podem) ficar para trás.

Nova Escola A revista do professor.

ZUNILDA GIMENEZ
Laughing affraid
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
nenimari



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Qua Abr 09, 2008 9:16 pm

Ola a todos I love you

Encontrei um artigo na internet muito interessante que vem falando sobre a necessidade de atualização no sistema de ensino, mas o mais interessante é que o texto faz uma, volta a nossas raizes e uma reflexão de como estamos nos preparando para os proximos anos onde o avanço tecnologico vai ser maior ainda?

Vale a pena fazer essa pequena leitura vai aí o site...

http://www.centrorefeducacional.com.br/importecn.htm




Beijocas Smile
Marilene!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
graribeiro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/04/2008

MensagemAssunto: Olá professora Graça!!!   Seg Abr 14, 2008 9:52 am

Bom no video mostra uma professora ensinando seus alunos no método de repetição,ou seja, no estilo tradicional. Durante toda a aula a professora fala e as crianças repetem. Mesmo com a tecnologia, quadro digital, computador para cada criança a professora não mudou seu método, continuando a falar e as crianças a repetir.
Não adianta nada ter chegado a tecnologia se a metodologia continuar a mesma. A tecnologia vem para ajudar a professora a tornar sua aula mais produtiva.
Com a tecnologia se incorporando ao dia-a-dia das escolas, faz com que os professores repensem suas práticas, afinal essa tecnologia hoje esta ao alcance de todos. Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. Quanto mais se mantiverem os hábitos que desprezem o aluno a um papel de meramente receptor, menos diferença a tecnologia fará no aprendizado.
Segundo os PCN´s: "As demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos,(2001,p.138)". Com isso o papel do professor, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzindo conhecimento com base em um leque de possibilidades.


Graciela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sex Abr 18, 2008 2:49 pm

olá pessoal!
O video 'Tecnologia e Metodologia', mostra uma escola que busca uma modernidade nas aplicações das tecnologias usadas em sala de aula. Segundo Belloni(1991), diante dos desafios da tecnica em geral e da mídia em particular, a escola deve se adaptar, se reciclar e se abrir para o mundo. Porém, o que é visto a falta de preparo da professora no uso de uma nova metodologia a ser trablhada. Sampaio (2003) nos diz qque [...] aponta que não basta utilizar a tecnologia, é necessário inovar em termos de prática pedagógica[...]. Com isso, a escola deve aproveitar em suas reuniões de formação de professores, buscando novas técnicas e trocas de experiências vividas em sala de aula, deixando de lado a repetição e repensar sua pática diante da tecnologia para com isso alcançar seu objetivo, ou seja, melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.

Léo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sex Abr 18, 2008 2:52 pm

Diante dos estudos realizados baseados em teóricos fundamentam está prática e aos vídeos que assistimos leva-nos a uma profunda reflexão e redefinição da palavra tecnologia. Antes das referidas leituras tinha como conceito de tecnologia o computador. Hoje graças ao estudo realizado tenho uma outra visão e posso enxergar com outros olhos.
A tecnologia faz parte da nossa vida e está presente no nosso cotidiano, mas muitas vezes não damos conta disso. Na qualidade de futura educadora penso que é preciso redimensionar essa prática.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “As demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam exercer sua cidadania ajudando na construção de uma sociedade mais justa (2001 p.138)”.
Penso, que as tecnologias é uma porta aberta e fonte de conhecimento para as diversas áreas do conhecimento, e compete ao professor estar em constate formação para que tenha condições de levar o indivíduo a uma aprendizagem siguinificativa através dos diferentes meios. Porém cabe a escola a responsabilidade de capacitar os cidadãos para as transformações que ocorrem na sociedade. Penso que é dever do educador, abandonar o senso comum e procurar ter um olhar cientifico, procurando rever suas práticas metodológicas.
Todavia, espera-se que os professores atuantes e os vindouros proporcionem uma prática que leve a formação de indivíduos críticos e reflexivos que atenda as demandas da sociedade existente.

VAUDELICE
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   Sex Abr 18, 2008 2:55 pm

O vídeo “Tecnologia e Metodologia” retrata a realidade escolar na atualidade. Verifica-se neste vídeo, a permanência dos métodos tradicionais de ensino, mesmo frente às novas tecnologias que permitem por em prática os novos métodos de ensino-aprendizagem. Nota-se que a escola, neste caso, não está preparando o seu educando para acompanhar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a tendência mundial, que é a de que tarefas mecânicas sejam realizadas por máquinas (1998, p.138).
Partindo deste pressuposto, espera-se que a escola, qualifique seus cidadãos para lidar com este novo paradigma, visto que a carga de informações na atualidade demanda “uma atitude crítica frente à fonte de informações” (p. 136). Portanto, a escola tem a incumbência de ambientalizar seus educandos e prepará-los para o mercado de trabalho, inserindo-os neste contexto que a cada dia exige, segundos PCN’s:

(...) que o trabalhador tenha conhecimentos atualizados,
iniciativa, flexibilidade mental, atitude crítica,
competência técnica, capacidade para criar novas
soluções e para lidar com a quantidade crescente de
novas informações, em novas formas de acesso. (1998. p.138)

Portanto, podemos dizer que a professora ilustrada no vídeo, não demonstra familiaridade com a tecnologia, e, portanto a utiliza na superficialidade:

A pouca familiaridade com a tecnologia, também pode
constituir-se um problema para as pessoas, pois no
cotidiano são muitas as situações que exigem o
conhecimento tecnológico (1998, p.139).


Sendo assim, acredito que esta professora, ao poupar-se do conflito de aprender sobre a tecnologia, que no vídeo, está ilustrado pelo computador, está abstraindo o direito e a oportunidade que os educandos precisam para atender as exigências do mercado de trabalho e da sua vida em sociedade.
afro t++++


As tecnologias são extremamente importantes para o ensino-aprendizagem tornar-se realmente eficaz. Deste modo, o aluno aprende para fazer uso do conhecimento no seu dia-dia. lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Tema: Educação no Brasil ; pro Colégio Naval
» Discutindo uma equação do 2° grau
» Falando em educação - A educação na China...
» DIPLOMA COM Autenticação pela secretaria de educação de nova iguaçu CR METROPOLITANA I, TA SENDO ACEITO ?
» EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF :: PEDAGOGIA-
Ir para: