ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF

Este espaço está destinado para discussão de assuntos interessantes para a aquisição de conhecimentos diversos. Os alunos dos 5º semestre de biblioteconomia e do 7º semestre de pedagogia estão convidados a fazer parte desta comunidade. Profª Graça.
 
InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Sex Fev 22, 2008 7:20 am

Olá Queridos Acadêmicos, vamos zapear pelo endereço abaixo, para continuarmos a discussão sobre a prática de trabalhar Ciências Naturais no Ensino Fundamental é necessário aprofundarmos nesta discussão, há muito para estudar. Pesquisem o site e coloquem suas considerações no Fórum. Abraços. Profª Graça

http://bloginfantil.blogspot.com


links: Brincando com a Ciência
Ciência Divertida


Última edição por Admin em Sex Abr 18, 2008 3:13 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
nenimari



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

MensagemAssunto: Otima idéia...   Dom Mar 02, 2008 6:28 am

Obrigada, estou amando essa idéia de "blogar" com nossa turma...muito dez!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Ter Mar 04, 2008 3:05 pm

Olá Queridos alunos, vamos iniciar uma discussão sobre a elaboração dos materiais didáticos para as nossas micro aulas, para isso, façam uma pesquisa nos sites abaixo e procurem elaborar um plano de Ensino de Ciências Naturais para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, vamos fazer desse espaço um local de discussões e crescimento intelectual. Participem. Graça

www.ibep-nacional.com.br
www.eaprender.com.br
www.eugosto.net
http://portal.mec.gov.br/seed/index.php
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
nenimari



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Qui Mar 06, 2008 8:05 pm

Olá Prof
Os sites são uma boa fonte de pesquisa, entendo a necessidades de fazermos a diferença tentando intermediar uma aula diferenciada no sentido de fazer da ciências naturais motivo de curiosidade e aprendizagem, e por meio da ciência mostrar o mundo aos alunos com outros olhos. Naquele video que assistimos em sala mostra como a ciência pode partir da comunidade da realidade do aluno, utilizar o contexto do aluno para mostrar que tudo faz parte da ciência. Smile

Olá Marilene, complementando o que você disse, eu acrescento mais que, no ensino das Ciências Naturais o educador deve levar o educando a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar o conhecimento sobre o ensino de Ciências. Aqui vai mais um endereço para pesquisa:

www.escreveai.com/ciencia/60/

Um abraço.

Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sandra



Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/03/2008

MensagemAssunto: Ciências naturais   Seg Mar 10, 2008 6:22 pm

Olá, Profª
Assistindo os vídeos em sala de aula e os que chegaram ate o meu email, compreendi que apesar do professor ter uma boa base de conhecimento, ainda é muito pouco, pois é preciso que o Profº, deixe de lado o ensino tradicional e parta para a realidade, fazendo com que os alunos criem seus próprios questionamento, levando-os a aprendizagem, utilizando o contexto em que vive o aluno.

Sandra Aparecida.

Olá Sandra, realmente, os educadores num geral precisam estar abertos às mudanças repensando as práticas mais tradicionais para permitir utilizar procedimentos que levem os alunos a investigação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos, debates e formação de idéias sobre o ensino de ciências em suas vidas. No contexto do ensino e da aprendizagem ativa, os alunos devem ser estimulados a desenvolverem posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Vamos aprofundar mais sobre o assunto. Abraços.

Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Cynthia.iesf



Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/03/2008

MensagemAssunto: Professora Graça   Ter Mar 11, 2008 4:31 pm

Gostei dos sites. E estou recolhendo informações para concluir o trabalho.

Abraços. Cynthia


Olá Cynthia, vamos aprofundar mais em outras fontes de informação para que possamos realizar um planejamento buscando desenvolver a área de conhecimentos de forma dinâmica, possibilitando trabalhar numa linha de estruturação do pensamento científico. Estudar e buscar fontes de informação é nossa meta. Aqui vão mais alguns endereços para pesquisa:

htpp://www.seara.ufc.br/index.htm

www.tvcultura.com.br/x-tudo/

Abraços,

Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
nenimari



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/02/2008

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Qua Mar 19, 2008 8:57 pm

Graça quando vc fala em " diferentes situações sociais" me vem em mente a globalizaçao hj o mundo e os povos estão interligados,seja pelo comercio, meio ambiente, guerra, ou posiçoes politicas..., então pq ainda vemos ciências como o estudo de algo que parece tão distante de tudo? nos jornais vemos todos os dias noticias sobre assuntos que envolvem a ciências naturais, não seria mais util se incentivassemos nos alunos o sentimento de que ele faz parte dessa ciência que ele e seu corpo são ciências, que o plástico que ele joga hj vai ter consequencias no futuro, enfim cultivar no aluno que a ciência não esta nos livros mas sim em tudo o que os cerca e que ele faz parte de tudo isso. Hoje se fala muito em sustentabilidade, será que nossos alunos estão sendo preparados para essa realidade que esta aí em nossa porta? A ciência é mutavel, nosso pensamento como educadores tambem deve ser. I love you



Marilene.

Olá Marilene, muito profundo o que você escreveu se os educadores refletissem o ensino de Ciências sobre essa ótica que você tão bem colocou, penso que muita coisa poderia mudar em nosso planeta. Imagine todos nós falando sobre a economia de água e energia podemos motivar nossos alunos a refletir sobre a poluição do lixo doméstico e tantas coisas simples do nosso cotidiano, acredito que se a educação se interessasse o mundo seria outro, gostei muitíssimo do seu raciocínio, pense no planejamento das nossas aulas neste sentido, tenho certeza que fará a diferença. Abraços.

Graça lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Carla Pereira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/02/2008
Idade : 35

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Qui Mar 20, 2008 4:02 pm

OLAAAA PROFFF
TUDO BEM..VIM SO DEIXAR UM RECADINHO.
MANDAMOS PARA VC VER O NOSSO PROJETO DA AGUAS GUARIROBA NO SEU EMAIL.
GOSTARIA Q A SENHORA DESSE UMA OLHADELA.... E POSSIVEL?
NAO FIZEMOS PLANO DE AULA, VAMOS FAZER AMANHA....
AGUARDO CRITICAS E SUGESTOES....ABRACAO E FELIZ PASCOA
affraid affraid affraid affraid afro affraid affraid affraid affraid
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://carlapereira.forumotion.com/
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: testando   Seg Mar 24, 2008 2:53 pm

tentando a postagem
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: Repensado o Ensino de Ciências   Seg Mar 24, 2008 8:58 pm

Diante dos nossos conhecimentos adquiridos, baseado em teóricos estudados em sala de aula nos leva a uma profunda reflexão, deixando evidente que é preciso tomar uma atitude emergente nas práticas metodológicas do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto fica claro que este ensino aprendizagem não pode ser transmitido de forma empírica, usando formulas prontas que não leva o aluno a uma reflexão. Compete ao Professor de Ciências levar o aluno ao questionamento e fazer com ele reformule o seu conhecimento através da observação, experimentação e leituras, que somados aos conhecimentos prévios resultará em conhecimentos científicos. Conhecimentos esses adquiridos através da informação e do confronto de idéias mediadas pelo professor. Penso que o estudo de ciências não pode limitar-se na transmissão de conteúdos, é preciso levar o indivíduo a uma reflexão crítica do mundo que o cerca, desta forma favorecendo o pensamento cientifico.
Todavia é preciso mudar a nossa metodologia de ensino levando esse indivíduo à construção do conhecimento, deixando de lado o senso comum e partindo para a cientificidade


Olá Vau, ótima a sua reflexão, pois atualmente a sociedade de modo geral, está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação de televisão, utilizar o telefone, tomar um refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compras no supermercado, viajar de ônibus, trem ou avião são uso da tecnologia que fazem parte do cotidiano. O professor deve acompanhar toda essa rotina e aproveitá-la para ensinar Ciências Naturais, falta para nós, estudo, pesquisa e criatividade em nossas práticas pedagógicas diárias. Vale a pena conferir.

Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: Projeto   Ter Mar 25, 2008 6:50 pm

Olá Profª boa noite!!!!

Venho por meio deste lhe avisar, que mandei em anexo no seu e-mail o nosso projeto sobre águas para possíveis correções.

Att. Vau e Rubiana
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
teksanne2008



Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/04/2008

MensagemAssunto: Ciências   Sab Abr 05, 2008 2:03 pm

Testando
Regina Gomes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
teksanne2008



Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/04/2008

MensagemAssunto: Ciências   Sab Abr 05, 2008 2:05 pm

Testando Regina Gomes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Carla Pereira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/02/2008
Idade : 35

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Ter Abr 15, 2008 11:13 am

Admin escreveu:
Olá Queridos alunos, vamos iniciar uma discussão sobre a elaboração dos materiais didáticos para as nossas micro aulas, para isso, façam uma pesquisa nos sites abaixo e procurem elaborar um plano de Ensino de Ciências Naturais para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, vamos fazer desse espaço um local de discussões e crescimento intelectual. Participem. Graça

www.ibep-nacional.com.br
www.eaprender.com.br
www.eugosto.net
http://portal.mec.gov.br/seed/index.php



Ola professoraaaaaaaaaaa..boa tardeeeeeeeeee
gostaria de saber como faco para colocar neste forum a nossa micro aula de ciencias?
esta em power pont.........

abracos
Carla
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://carlapereira.forumotion.com/
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: Discutindo Ciências   Sex Abr 18, 2008 2:46 pm

Quando nos deparamos com a realidade de ministrar uma aula de ciências, logo nos vem à mente a dificuldade que é de ensinar ciências, pois a mesma está em constante transformação e intrinsecamente ligada ao nosso contexto, contexto este que trás das gerações precedentes muitas idéias de senso comum.
Um aspecto importante a ser considerado é a tendência que temos de transmitir o conteúdo da mesma forma como nos tentaram ensinar ciências. No entanto após fazer a leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das aulas dialogadas, percebo que a disciplina de ciências, quando bem trabalhada, leva o aluno a compreender melhor o mundo.
Considerando que o ensino de ciências naturais é de suma importância para que o aluno se torne um cidadão critico, consciente de seus deveres e direitos, temos que desmistificar alguns conceitos que temos do senso comum, através de muito estudo, para que possamos realmente ensinar a cientificidade da ciência para o educando.

Teksanne Nogueira
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
Vaudelice



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: O estudo de ciências   Sex Jul 11, 2008 6:16 am

Ao concluirmos o estágio de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, temos a certeza de que este foi de grande valia por nos proporcionar o contato direto com as crianças e podermos colocar em prática os nossos conhecimentos adquiridos e fundamentados nos autores estudados.
Esta fase de trabalho nos levou a refletir na condução de uma nova metodologia em sala de aula. Diante da Prática realizada acreditamos que conseguimos os objetivos propostos, que entre muitos pudemos motivar a criança na reflexão sobre a importância da ciências e da matemática no seu cotidiano. Pudemos desse modo contribuir efetivamente com os alunos para a ampliação da capacidade de compreensão e atuação do mundo em que vivemos.
O presente estágio, também serviu para obtermos maiores informações sobre o meio em que atua o pedagogo, levando-nos a assimilar claramente de que forma este realiza o seu trabalho dentro da Instituição Escola.
Entrar em contato com o local onde ocorre o fazer pedagógico sentir as facilidades e as dificuldades, ter uma análise deste processo é uma oportunidade ímpar, que nós acadêmicas de pedagogia experimentamos. Evidenciamos que toda a nossa estada na Instituição Escolar desde o momento que adentramos foram de intenso aprendizado, que somados contribuirão para a nossa carreira profissional.
Quanto dupla, ressaltamos que houve total sintonia, onde ambas foram extremamente responsáveis demonstrando total compromisso e responsabilidade nas atividades realizadas.
Dando sustentação ao nosso trabalho, são vários os momentos que pudemos relatar, entre eles jamais poderemos esquecer, os elogios tecidos pela professora regente e coordenadora, enquanto preparávamos a sala para a realização dos experimentos, mais interessante, também foi o olhar curioso das crianças quando adentravam na sala e os questionamentos que faziam ao se depararem com a mesa pronta para a realização dos experimentos. Neste sentido Fracalanza apude Lenke (1997) afirma: “pensar cientificamente envolve habilidades como observar, descrever, comparar, analisar, discutir e questionar”.
Todavia, cabe aos professores rever suas práticas e proporcionar aos educandos momentos significativos que somados aos conhecimentos prévios resultará em conhecimentos científicos para a vivência no seu cotidiano.
Consideramos que esta Prática foi de grande relevância e muito contribuiu para o nosso aprendizado. Levando-nos a refletir profundamente que, como futuras educadoras, temos o dever de propiciar caminhos para oportunizar aos nossos alunos uma metodologia diferenciada usando os diferentes meios que estão à nossa disposição.
Esperamos que outras intervenções se concretizem contribuindo para o aprendizado do acadêmico e para a transformação do sujeito que é o aluno.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   Sab Jul 12, 2008 5:22 pm

Vaudelice escreveu:
Ao concluirmos o estágio de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, temos a certeza de que este foi de grande valia por nos proporcionar o contato direto com as crianças e podermos colocar em prática os nossos conhecimentos adquiridos e fundamentados nos autores estudados.
Esta fase de trabalho nos levou a refletir na condução de uma nova metodologia em sala de aula. Diante da Prática realizada acreditamos que conseguimos os objetivos propostos, que entre muitos pudemos motivar a criança na reflexão sobre a importância da ciências e da matemática no seu cotidiano. Pudemos desse modo contribuir efetivamente com os alunos para a ampliação da capacidade de compreensão e atuação do mundo em que vivemos.
O presente estágio, também serviu para obtermos maiores informações sobre o meio em que atua o pedagogo, levando-nos a assimilar claramente de que forma este realiza o seu trabalho dentro da Instituição Escola.
Entrar em contato com o local onde ocorre o fazer pedagógico sentir as facilidades e as dificuldades, ter uma análise deste processo é uma oportunidade ímpar, que nós acadêmicas de pedagogia experimentamos. Evidenciamos que toda a nossa estada na Instituição Escolar desde o momento que adentramos foram de intenso aprendizado, que somados contribuirão para a nossa carreira profissional.
Quanto dupla, ressaltamos que houve total sintonia, onde ambas foram extremamente responsáveis demonstrando total compromisso e responsabilidade nas atividades realizadas.
Dando sustentação ao nosso trabalho, são vários os momentos que pudemos relatar, entre eles jamais poderemos esquecer, os elogios tecidos pela professora regente e coordenadora, enquanto preparávamos a sala para a realização dos experimentos, mais interessante, também foi o olhar curioso das crianças quando adentravam na sala e os questionamentos que faziam ao se depararem com a mesa pronta para a realização dos experimentos. Neste sentido Fracalanza apude Lenke (1997) afirma: “pensar cientificamente envolve habilidades como observar, descrever, comparar, analisar, discutir e questionar”.
Todavia, cabe aos professores rever suas práticas e proporcionar aos educandos momentos significativos que somados aos conhecimentos prévios resultará em conhecimentos científicos para a vivência no seu cotidiano.
Consideramos que esta Prática foi de grande relevância e muito contribuiu para o nosso aprendizado. Levando-nos a refletir profundamente que, como futuras educadoras, temos o dever de propiciar caminhos para oportunizar aos nossos alunos uma metodologia diferenciada usando os diferentes meios que estão à nossa disposição.
Esperamos que outras intervenções se concretizem contribuindo para o aprendizado do acadêmico e para a transformação do sujeito que é o aluno.


Olá Vau, muito interessante sua reflexão, acredito que só poderemos ter mudanças reais na educação se o professor mudar suas práticas pedagógicas partindo da pesquisa científica e fazer seus alunos pesquisarem, pois o conhecimento sem base científica, é êfemero. Bjus.

Graça
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mgvinholi.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
DISCUTINDO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vídeo-aulas de matemática - ENSINO FUNDAMENTAL
» Livro ensino fundamental APROFUNDADO?Existe??
» [MAT. Básica]Ensino Fundamental!
» O ensino em casa seria melhor para criança?
» Resolva essa conta

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF :: PEDAGOGIA-
Ir para: