ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF

Este espaço está destinado para discussão de assuntos interessantes para a aquisição de conhecimentos diversos. Os alunos dos 5º semestre de biblioteconomia e do 7º semestre de pedagogia estão convidados a fazer parte desta comunidade. Profª Graça.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeSex Fev 22, 2008 7:16 am

Olá Acadêmicos do 5º Biblio, quero iniciar nossa discussão com a reflexão a seguir: A Didática ocupa-se do estudo do processo de ensino. Em seu fazer o Bibliotecário pode transformar o ambiente escolar através da biblioteca, pois, além de ser espaço de leitura, transforma-se em espaço de apresentação e criação, ampliando suas funções e atividades tradicionais. Deixando de considerar seus alunos como meros receptores e consumidores da cultura, a biblioteca torna-os participantes do processo de criação e produção cultural, artística e literária. Podemos iniciar nossas discussões, postem seus comentários no Fórum. Graça
Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
paula_iseki




Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/03/2008
Idade : 36

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: O papel do bibliotecário   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeTer Mar 04, 2008 9:06 pm

Sem dúvida, o profissional bibliotecário é imprescindível nas bibliotecas escolares.
Fico pensando em como seria bom a orientação do bibliotecário no desenvolvimento de trabalhos escritos realizados pelos alunos. Seria fantástico o contato com a normalização (ABNT) desde cedo, pois daria uma boa base de como um trabalho deve ser escrito e formatado; afinal, isso é uma exigência em diversas universidades.
O bibliotecário também poderia auxiliar o aluno para uma pesquisa direcionada e efetiva, instigando o aluno a buscar determinada informação.
Na realidade são muitas as ações que podem gerar resultados positivos e é necessário que o bibliotecário esteja engajado buscando soluções e cooperando para o progresso da educação.
Bom, é isso aí!!! Abraços!!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2008
Localização : Campo Grande - MS

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeTer Mar 11, 2008 7:13 am

paula_iseki escreveu:
Sem dúvida, o profissional bibliotecário é imprescindível nas bibliotecas escolares.
Fico pensando em como seria bom a orientação do bibliotecário no desenvolvimento de trabalhos escritos realizados pelos alunos. Seria fantástico o contato com a normalização (ABNT) desde cedo, pois daria uma boa base de como um trabalho deve ser escrito e formatado; afinal, isso é uma exigência em diversas universidades.
O bibliotecário também poderia auxiliar o aluno para uma pesquisa direcionada e efetiva, instigando o aluno a buscar determinada informação.
Na realidade são muitas as ações que podem gerar resultados positivos e é necessário que o bibliotecário esteja engajado buscando soluções e cooperando para o progresso da educação.
Bom, é isso aí!!! Abraços!!! Wink


Olá Paula, sua consideração sobre a necessidade do Bibliotecário ser apoio para realização dos trabalhos científicos, pesquisas e outros é muito importante, pois acredito que o Bibliotecário é um profissional insubistituível em determinadas funções. A educação não pode prescindir do trabalho do Bibliotecário e o processo de ensino e aprendizagem pode ser enriquecido em muito se as ações dos profissionais da educação se articularem numa sintonia onde a principal figura é o aluno. Abraços
Graça
Ir para o topo Ir para baixo
https://mgvinholi.forumeiros.com
Dag




Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/03/2008
Idade : 48

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeSáb Mar 22, 2008 8:35 pm

paula_iseki escreveu:
Sem dúvida, o profissional bibliotecário é imprescindível nas bibliotecas escolares.
Fico pensando em como seria bom a orientação do bibliotecário no desenvolvimento de trabalhos escritos realizados pelos alunos. Seria fantástico o contato com a normalização (ABNT) desde cedo, pois daria uma boa base de como um trabalho deve ser escrito e formatado; afinal, isso é uma exigência em diversas universidades.
O bibliotecário também poderia auxiliar o aluno para uma pesquisa direcionada e efetiva, instigando o aluno a buscar determinada informação.
Na realidade são muitas as ações que podem gerar resultados positivos e é necessário que o bibliotecário esteja engajado buscando soluções e cooperando para o progresso da educação.
Bom, é isso aí!!! Abraços!!! Wink

Concordo com vc, Paulinha! Você sabe que tenho um irmão de sete aninhos??!!! Ele mora longe e eu fico preocupada com essa questão. Ele estuda em uma escola pública do interior e o ensino lá é fraco. Nas minhas férias de julho irei visitá-lo e estou levando comigo um modelinho de apresentação de trabalhos escolares que fiz, para ele ir se acostumando. Fiz capa e folha de rosto, mas havia esquecido das normas da ABNT. Sei que posso apresentá-las de uma maneira acessível para a idade dele. Você me ajuda??? Ele pode ser nossa "cobaia" do bem!!!! Já pedi pra minha mãe propor pesquisas em que ele irá ler várias opiniões diferentes a respeito de um assunto e ao final ela o ajudará a tirar suas próprias conclusões e transcrevê-las. E pensando assim, às vezes dá vontade de morar lá (Santa Catarina) novamente e prestar esse tipo de serviço nas escolas. Bjs


Olá Meninas, está muito interessante a discussão. Como iniciar uma criança na escrita científica? Qual a idade ideal? A criança pode ser considerada pesquisador? São desafios muito profundos para nós, educadores. Dag, o livro que indiquei para o assunto em pauta é "Como usar a biblioteca na escola" da Carol Kuhltau da Autêntica, o 1º capítulo trata de apresentar para a criança uma biblioteca, você pode apresentar um ambiente alfabetizador na casa dela e não somente "dar" regras da ABNT, assim poderá colaborar para que a criança se torne um adulto leitor, o que acha? Parece-me que na Biblioteca do IESF tem o livro. Vamos aprofundar as discussões com estudos e pesquisas. Abraços.

Graça
Ir para o topo Ir para baixo
paula_iseki




Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/03/2008
Idade : 36

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: Trabalho científico   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeTer Abr 01, 2008 12:21 pm

Olá Dag!! Sei quem pode ajudá-la em sua iniciativa....o profe. Rodrigo. Ele está fazendo um trabalho de orientação às normas ABNT com os alunos do Colégio Militar, com a intenção de fazê-los conhecer desde já a normalização! Que tal?? Procure por ele!!! Beijão lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Dag




Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/03/2008
Idade : 48

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeDom Abr 06, 2008 5:01 pm

Professora Graça, o livro que a senhora indicou tem preço acessível, mas eu vou ver se o encontro em biblioteca.

No caso em particular do meu irmão, ele é leitor desde que tinha menos de dois anos de idade, pois minha mãe já lia pra ele e o incentivava. Assim como ela e minha avó fizeram comigo.

Eu gostaria que ele fosse criando hábitos que vão ajudá-lo muito futuramente, assim, ajudarei minha mãe a ir introduzindo normas de apresentação de trabalhos escolares e até mesmo citações e referências( de maneira simplificada, é claro!). Outra questão é a interpretação do que ele irá ler. Como já falei outro dia, minha mãe deverá incentivar discussões a respeito de histórinhas e também apresentar várias versões das mesmas, para ele perceber que tudo pode ser visto de diversos ângulos e tirar suas próprias conclusões. Já disse pra mamãe não deixar ele simplesmente copiar as "coisas", deve interpretá-las. Creio que o nosso sucesso dependerá da didática utilizada.

Estou muito contente por minha mãe estar trabalhando como voluntária na biblioteca da escola em que meu irmão estuda, pois a didática que ela usar para com ele, poderá abranger outras crianças!!!

Ela queria cobrar mensalidade de R$1,00 na biblioteca. Então sugeri a ela que cobrasse uma quantia simbólica quando os alunos atrazassem a devolução de livros, pois a mensalidade poderia desestimular ainda mais a frequencia na biblioteca, no que ela concordou comigo.

A internet e o telefone me permitem através de contatos com minha mãe, vivenciar a rotina das atividades bibliotecárias dela há mais de 1mil km daqui!!! E além disso participar virtualmente!!!
Bjsssssss
Dag
Ir para o topo Ir para baixo
machado




Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/05/2008

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeSex maio 16, 2008 6:03 pm

Admin escreveu:
Olá Acadêmicos do 5º Biblio, quero iniciar nossa discussão com a reflexão a seguir: A Didática ocupa-se do estudo do processo de ensino. Em seu fazer o Bibliotecário pode transformar o ambiente escolar através da biblioteca, pois, além de ser espaço de leitura, transforma-se em espaço de apresentação e criação, ampliando suas funções e atividades tradicionais. Deixando de considerar seus alunos como meros receptores e consumidores da cultura, a biblioteca torna-os participantes do processo de criação e produção cultural, artística e literária. Podemos iniciar nossas discussões, postem seus comentários no Fórum. Graça

study A biblioteca poderá ser dinâmica, mas, isso depende muito da mentalidade do Bibliotecário que estiver à frente da mesma. Se ele tiver uma boa visão administrativa, os usuários serão multiplicadores e com participação ativa no ambiente da biblioteca.[/ ADELINA MACHADO
Ir para o topo Ir para baixo
elainecasm




Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 50

DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: " A Relação da Didática com o fazer Bibliotecário"   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitimeSex maio 16, 2008 7:00 pm

O fazer bibliotecário está intimamente ligado à didática que estuda as relações entre o educador e educando, os fatores que influenciam para que haja aprendizagem e produção do conhecimento. Segundo Comenius " A arte de ensinar tudo a todos". Nessa perspectiva entendemos que a biblioteca é um espaço comunitário, onde há o compartilhamento de saberes e a suas características dependem diretamente da comunidade para qual foram criadas. Por exemplo, as bibliotecas escolares que possuem características de apoio pedagógico devido ao meio onde estão inseridas. "As bibliotecas devem proporcionar amplamente recursos educacionais, informacionais e culturais" segundo Fragoso. Portanto, qual seja a comunidade desses ambientes informacionais, o importante é que seja responsável, criativo, organizado e mediador para produção do conhecimento de forma efetiva.
bjus,
Elainecasm sunny
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Empty
MensagemAssunto: Re: DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE   DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DISCUTINDO A DIDÁTICA E A COMUNICAÇÃO DOCENTE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ALUNOS DO IESF :: BIBLIOTECOMIA-
Ir para: